Rádio Café Viola toca o melhor do sertanejo raíz

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O TIRADOR DE MEL - POR JOSÉ CLAUDINO NETO*

Antenor Serra, o Serinha da dupla Serinha e Caboclinho nasceu em Botucatú, sp, em 26/6/1.917 e faleceu em 19/08/1.978. Marino Rabelo, o Caboclinho, faleceu em 1.954.
No final do quarto decênio do século que passou estabeleceram afinidades com o Pontal do Triângulo Mineiro, municípios de Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Capinópolis e Ipiaçú, quando nesceu, inclusive o valseado "Ituiutaba Querida" autoria de Rielinho, o safoneiro da dupla.
O ponto alto desta história são as festas que eles animavam na fazenda do Sílvio Gouveia, então conhecidíssimo fazendeiro das proximidades, do Baú Velho, a alguns quilômetros de Cachoeira Dourada, às margens do rio Paranaíba, divisa de Goiás.
Devido a atração pesqueira e a grande beleza da queda d'água, formou-se o povoado de mesmo nome, hoje próspero município.
Nos intervalos entre uma e outra festa, que em determinadas épocas do ano eram semanais, Serinha e Caboclinho passavam na fazenda. Para preencherem o tempo e atender também a vocação para pescadores, iam sempre às pescarias. Lá chegavam montado em cavalos tomados emprestados  na fazenda, ou às vezes se valiam também de canoas movidas a remo.
Certo vez, subindo o rio pela mesma margem do povoado, cercado de mata virgem, ouviram o barulho de um machado cortando dentro da mata fechada. Como estavam à caça de aventuras confabularam com o canoeiro  e ficaram sabendo que era costume encontrar por ali tiradores de mel de abelha devido a abundância e variedade de espécies.
Amarraram a canoa e adentraram a mata por uns quinhentos metros, onde encontraram um rapaz vigoroso, alegre, comunicativo, de 19 anos presumíveis, amigo do canoeiro.
Através de alguns dedos de prosa ficaram sabendo que o moço cantava animando os bailes da currutela. Depois de saborearem deliciosos favos de mel de abelha Jataí, as bocas ficaram desocupadas e a conversa girou em torno de músicas de rádio, quais os caipiras de São Paulo preferidos pelo "tirador de mel", etc.
Induziram o rapaz a cantar as próprias músicas deles, que, por uma identidade de gosto e estilo ele sabia várias. Depois de elogiarem sua voz e parabenizá-lo pelo talento, se revelaram dizendo-lhe que o levaria para São Paulo pois, lá, havia outro, aguardando encontrar aquele tipo de voz.
O Tirador de Mel era o Iranides (o Irá) como era conhecido. Entusiasmado, foi dar notícia aos pais e pedir-lhes "autorização" (veja só) para a viagem. O "não" sufocante foi a resposta, abafando uma carreira musical provavelmente promissora.
Irá faleceu em março de 2009, aos 78 anos de idade e a filha dele, professora distinta, afirma que o seu violão se encontra ainda em cima do guarda-roupas mudo e abandonado. É um Del Vecchio, original.

Everaldo Reis Teixeira
saladevioleiros.blogspot.com

*José Claudino Neto, amigo desde muitos anos, poeta e sertanejo embevecido, é pequeno sitiante dos arredores de Ituiutaba, entre um ribeirão e uma centenária estrada boiadeira de muitas histórias, onde usufrui de uma paisagem deleitante, tão ou mais bela e exuberante que as descritas nas melhores letras sertanejas.
Tomara que envie outros deliciosos casos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário